Karate Infantil “Os Tigres” – Academia

No karate infantil privilegiámos a aprendizagem do karate e de habilidades motoras adjacentes que desenvolvem a inteligência motora através de uma forma lúdica, num ambiente de amizade mútua.

No plano físico temos como objetivos desenvolver: 

  • Capacidade de Orientação Espacial, Equilíbrio, Ritmo e Reação;
  • Flexibilidade Ativa e Passiva;
  • Velocidade, Força e Resistência
  • O desenvolvimento da técnica correta a nível biomecânico
  • Prática de defesa pessoal

No plano de atitudes e valores pretendemos transmitir: 

  • Noção de hierarquia;
  •  Respeito pelo professor e Colegas;
  •  A preocupação pela integridade física do próximo.
  •  Melhora o autocontrolo e o relacionamento interpessoal
  • Melhora a concentração
  • Melhora a motivação para alcançar os objetivos pessoais e comuns
  • Auto-confiança


Porquê a necessidade do Karate nesta fase precoce?

Pela crescente necessidade da Alfabetização Motora...

O comportamento motor expressa-se através de técnicas corporais concretas, tais como, andar, correr, saltar, agarrar, arremessar, puxar, etc.

Desde o aparecimento do homem, que o que hoje se conhece como alfabetização motora das crianças era um processo natural, fazia parte do crescimento normal das crianças. Tratava-se das simples brincadeiras de rua, de jogar à bola, andar de bicicleta, rebolar na relva, nadar, correr, pular, etc.

Infelizmente, nas sociedades modernas é cada vez mais difícil, quer por razões de falta de tempo, ou por questões de falta de segurança, proporcionar às crianças momentos adequados para elas realizarem sozinhas esta aprendizagem fundamental para o seu correto desenvolvimento.

Este facto, têm originado nos países desenvolvidos aumentos notórios nos casos de obesidade infantil, postura corporal deficiente e outras situações que daí advêm. Os problemas extendem-se também ao desenvolvimento da personalidade e mentalidade das crianças, tornando-se menos sociáveis, mais egoístas e com maior propensão a desenvolver casos de depressão.

Fruto da necessidade de combater esta tendência, o nosso programa combina o melhor do Karate com exercícios específicos, que estimulam a multi-lateridade, a coordenação motora, o correto desenvolvimento postural, etc., realizando o treino de forma lúdica para incentivar o gosto pela atividade fisica.

Quando começar o karate?

Pode começar-se a praticar karate a partir dos três anos. Não obstante, recomenda-se iniciar a sua prática a partir dos 5/6 anos. 

No entanto, há escolas que desenvolveram programas de Karate para crianças entre os dois e os quatro anos de idade. Normalmente, estas aulas estão centradas na capacidade de concentração mediante técnicas especializadas, o que costuma ser excelente para as crianças mais mexidas. Por outro lado, nestes programas, desenvolvem-se também aptidões psicomotoras como o equilíbrio, o controlo ou coordenação, sendo que estas aulas têm sempre uma forma de brincadeira para que não sejam aborrecidas para os mais pequenos.